Os sintomas que podem acompanhar a hipertensão são muito variados. Pode acontecer que não haja sintomas e sua descoberta seja casual.
A hipertensão arterial não é uma doença hereditária típica em termos de transmissão de pais para filhos.
Em geral, ela é resultado de um estilo de vida nada saudável, com alto consumo de sódio, excesso de peso e falta de atividades físicas regulares.
Para explicar quais os sintomas da hipertensão arterial, bem como formas de preveni-la, preparamos o artigo abaixo. Siga a leitura e confira!
O que é a hipertensão?
A pressão arterial é a pressão do sangue que circula pelas artérias. O coração bombeia o sangue para a aorta onde é distribuído para outras artérias que se dividem em ramos arteriais sucessivos que atingem todos os órgãos.
A pressão arterial é mantida pela elasticidade da aorta e das artérias principais. Essa elasticidade diminui com o passar dos anos, por isso é tão comum encontrar valores de pressão alta em pessoas mais velhas.
As consequências da hipertensão podem ser muito variadas. São piores quando coexistem outros processos: hipercolesterolemia, diabetes, etc. É por isso que sua prevenção e cuidado são vitais.
Quais são as principais causas da pressão alta?
Na maioria dos casos, os médicos não conseguem identificar a causa exata da hipertensão. No entanto, várias coisas são conhecidas por aumentar a pressão arterial, incluindo:
- Idade: O risco de hipertensão aumenta com a idade. Até o início da meia-idade, a pressão alta é mais comum em homens. Nas mulheres, é mais provável que se desenvolva após a menopausa.
- Antecedentes familiares
- Estar acima do peso ou obeso: quanto mais você pesa, mais sangue você precisa para transportar nutrientes para os tecidos. À medida que o volume de sangue aumenta, também aumenta a pressão contra as paredes arteriais.
- Falta de atividade física: Pessoas inativas tendem a ter uma frequência cardíaca mais rápida. Isso aumenta a força do sangue contra as paredes arteriais.
- Uso de tabaco: O uso de tabaco aumenta imediatamente a pressão arterial temporariamente. Além disso, os produtos químicos do tabaco podem danificar o revestimento das paredes das artérias.
- Muito sódio
- Falta de potássio
- Falta de vitamina D
- Beber muito álcool
- Estresse: Altos níveis de estresse podem causar um aumento temporário, mas drástico, da pressão arterial.
- Certas condições crônicas: incluem colesterol alto, diabetes, doença renal e apneia do sono.
Leia também::: 5 dicas para prevenir a hipertensão arterial
Quais são os sintomas da hipertensão?
A hipertensão pode causar ataques cardíacos, derrames e outros problemas. A pressão alta é chamada de “assassino silencioso” porque geralmente não causa sintomas enquanto está causando esse dano.
A maioria das pessoas não sabe que tem até ir ao médico por algum motivo. A hipertensão muito alta pode causar alguns sintomas, como dores de cabeça, tonturas ou sangramentos nasais com mais frequência do que o normal.
Mas esses sinais geralmente não aparecem até atingirem um estágio grave. Quando esses sinais aparecem, a hipertensão pode ser fatal.
Como geralmente não há sintomas, é importante medir sua pressão arterial regularmente.
Como a pressão alta é tratada?
Mudar seu estilo de vida pode ajudar a melhorar a hipertensão. Se você tem pressão alta, não deixe de conversar com seu médico sobre as seguintes etapas:
- Coma alimentos saudáveis: Coma frutas, legumes, grãos integrais e laticínios com baixo teor de gordura. Obtenha muito potássio. Reduza o consumo de gorduras saturadas e totais.
- Reduza o sódio em sua dieta: Tente manter uma ingestão de sal de 1.500 miligramas por dia. Muitos alimentos já contêm muito sal. Observe o teor de sódio de alimentos processados.
- Mantenha um peso saudável: Se você estiver acima do peso, perder até 2,5 quilos pode diminuir sua pressão arterial.
- Exercite-se regularmente
- Limite o álcool
- Não fume.
- Gerencie o estresse. Pratique técnicas de enfrentamento saudáveis, como relaxamento muscular e respiração profunda. Tente dormir bastante.
Muitas pessoas precisam da ajuda de medicamentos. Mudanças no estilo de vida por si só muitas vezes não são suficientes para controlar a pressão alta.
Seu médico também pode prescrever medicamentos para mantê-lo em um nível mais seguro. Existem muitos tipos de medicamentos disponíveis que funcionam de maneiras diferentes para baixar a pressão arterial.
Alguns relaxam os vasos sanguíneos para facilitar o fluxo sanguíneo. Alguns ajudam o corpo a se livrar do excesso de sódio e água. Isso reduz o volume de sangue para ajudar a baixar a pressão arterial.
Outros medicamentos fazem seu coração bater mais devagar. Seu médico também pode prescrever uma combinação de medicamentos.
Cuide da sua saúde
Manter um estilo de vida saudável é a melhor forma de se evitar a hipertensão arterial. É claro que às vezes há condições externas que acabam influenciando em como seu corpo reage a determinadas situações.
E caso perceba está que está com a pressão arterial alta, converse com seu médico. Ele fará os exames necessários para determinar a condição e iniciar o tratamento.
Em alguns casos, pode ser necessário o exame MAPA (Monitoramento Ambulatorial da Pressão Arterial) no qual um aparelho medirá sua pressão em um intervalo de 24 horas, sendo considerado um dos exames mais completos para determinar a hipertensão arterial.
Aqui na Pro Rithmo somos especialistas em exame MAPA e, caso você tenha tal procedimento solicitado pelo seu médico para determinar sua hipertensão, clique no botão abaixo e agende seu exame.